Educação digital e ecossistemas de aprendizagem em rede

Este post é dedicado à reflexão sobre os recursos consultados até agora, respeitante ao primeiro tema da UC Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

Foram disponibilizados os seguintes recursos:

Texto: Dos modelos de EaD aos ecossistemas de inovação num contexto híbrido e multimodal

Vídeo: Era Híbrida, Educação Disruptiva e Ambientes de Aprendizagem

Hibrido e multimodal. Estas serão as palavras chave, as quais associo estes recursos.

As novas tecnologias vieram revolucionar as sociedades humanas em todas as dimensões (social, profissional e individual). A educação, sendo olhada como os alicerces das sociedades humanas, não pode ficar alheada a esta revolução, a esta nova realidade.

Esta nova realidade, pelo menos, por enquanto, ainda não é o advento do homem deitado como referiu Paul Virilio na sua obra "A inércia Polar", mas é claramente um advento de sociedade em rede (Castells, 2016). Uma sociedade em que o individual faz o coletivo e o coletivo influencia o individual. Os relacionamentos humanos, saem da esfera presencial (geográfica) e continuam no ciberespaço, em todas as dimensões das sociedades humanas.

É nesta dimensão que os autores defendem uma nova visão, reformista e aglutinadora, no domínio da educação. Uma educação que espalhe a sociedade, que responda aos atuais desafios e que, acima de tudo, não seja conservadora.

É necessário combinar, numa perspetiva de um todo, a educação presencial com a educação a distância, nas dimensões geográficas e temporais. Olhar como sendo duas faces da mesma moeda, uma complementa a outra e é nesta combinação que resulta o valor acrescido.

É nesta perspetiva, que nasce o conceito de ensino hibrido, como sendo uma dinâmica entre as duas formas de ensino, onde cada uma delas, irá assumir o seu papel em função do contexto social em que se insere. 

Esta dinâmica pode assumir muitas formas, modelos b-learning ou simuladores, entre muitos outros. É no uso destas diferentes modalidades de ensino, combinadas entre si e com o presencial,  que se consegue maximizar os ganhos pedagógicos para os fins pretendidos - multimodal.

Este modelo de educação, tem associado enormes desafios. Para já existem ainda certos conceitos de EaD que não estão consolidados, por exemplo, usar o EaD como extensão da sala de aula. Posteriormente, a capacidade de criação de um ecossistema envolvendo todos os atores, com um efetivo levantamento de necessidades e integrando soluções recorrendo às modalidades necessárias ou adequadas para cada momento.


Comentários

Mensagens populares