Potencial uso de dois recursos educacionais abertos

 Depois de identificar fontes de recursos educacionais abertos (REA) é chegado o momento de selecionar dois REA, indicando: os endereços onde podem ser consultados; um conjunto critérios, que presidiram à sua escolha; que adaptações faria;  o modo como seriam usados numa atividade de aprendizagem.

1º Recurso

O artigo selecionado do International Journal of First Aid Education "The 7 Rights: an active reflection tool to develop risk awareness for outdoor first aid education".


É um recurso com diretos de autor abertos para uso não comercial. (rightsstatements.org)

A escolha deste artigo prende-se:
  • Incide sobre a temática de primeiros socorros (PS), tem relevância de assunto;
  • Está relacionado com metodologias pedagógicas, tem relevância pedagógica;
  • É inovador para as práticas de ensino de PS em Portugal, tem relevância por inovação;
  • É de fonte onde foi sujeito a revisão pelos pares, tem relevância por idoneidade;
Este recurso, poderá ser usado em contexto de formação de formadores de PS de nível avançado.
Numa atividade pedagógica de brainstorming:
1. O recurso seria traduzido para português e disponibilizado o link para o original aos formandos, com antecedência ao momento formativo, dando tempo aos formandos para se apropriarem adequadamente dos recursos;
2. Em sala/online, colocar para discussão, pedindo aos formandos para identificarem formas de adaptação do estudo de caso aos cursos de PS em Portugal.
3. O formador gere as contribuições e medeia a discussão, sinalizando os contributos.
4. O formador faz a síntese dos contributos, reforçando as ideias chave obtidas na discussão.

2º Recurso



É um recurso classificado como Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

A escolha deste recurso é devia a:
  • Incide sobre a temática de primeiros socorros (PS), tem relevância de assunto;
  • São diversos cenários para proporcionar reflexão e discussão aos formandos sobre o que aprenderam, pelo que tem relevância pedagógica;
  • É um recurso existente. compatível com os conteúdos portugueses, pelo que tem relevância pela compatibilidade;
  • É de autora que tem experiência em formação em primeiros socorros e está ligada Moorpark College, pelo que tem relevância por idoneidade.
Este recurso poderá ser usado em ação de formação destinado à população em geral, em atividade de trabalho de grupo, para promover a discussão e revisão dos conteúdos do curso.
  1. No final do curso, dividir os formandos em grupos.
  2. Distribuir por grupo uma folha com os casos (já traduzidos para português), com o objetivo de cada grupo definir o que fazer para cada caso.
  3. Cada grupo, apresenta as suas conclusões à turma, caso a caso.
  4. O formador gere os contributos, promovendo agora um diálogo entre os grupos.
  5. O formador faz uma síntese e realça os pontos chave de atuação em cada caso.

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