Potencial uso de dois recursos educacionais abertos
Depois de identificar fontes de recursos educacionais abertos (REA) é chegado o momento de selecionar dois REA, indicando: os endereços onde podem ser consultados; um conjunto critérios, que presidiram à sua escolha; que adaptações faria; o modo como seriam usados numa atividade de aprendizagem.
1º Recurso
O artigo selecionado do International Journal of First Aid Education "The 7 Rights: an active reflection tool to develop risk awareness for outdoor first aid education".
Disponível em: https://oaks.kent.edu/ijfae/vol2/iss1/7-rights-active-reflection-tool-develop-risk-awareness-outdoor-first-aid-education
É um recurso com diretos de autor abertos para uso não comercial. (rightsstatements.org)
A escolha deste artigo prende-se:
- Incide sobre a temática de primeiros socorros (PS), tem relevância de assunto;
- Está relacionado com metodologias pedagógicas, tem relevância pedagógica;
- É inovador para as práticas de ensino de PS em Portugal, tem relevância por inovação;
- É de fonte onde foi sujeito a revisão pelos pares, tem relevância por idoneidade;
Este recurso, poderá ser usado em contexto de formação de formadores de PS de nível avançado.
Numa atividade pedagógica de brainstorming:
1. O recurso seria traduzido para português e disponibilizado o link para o original aos formandos, com antecedência ao momento formativo, dando tempo aos formandos para se apropriarem adequadamente dos recursos;
2. Em sala/online, colocar para discussão, pedindo aos formandos para identificarem formas de adaptação do estudo de caso aos cursos de PS em Portugal.
3. O formador gere as contribuições e medeia a discussão, sinalizando os contributos.
4. O formador faz a síntese dos contributos, reforçando as ideias chave obtidas na discussão.
2º Recurso
É selecionado o texto "First Aid Scenarios and Discussion Answers"
Disponível em: https://www.oercommons.org/authoring/51343-first-aid-scenarios-and-discussion-answers/view
É um recurso classificado como Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
A escolha deste recurso é devia a:
- Incide sobre a temática de primeiros socorros (PS), tem relevância de assunto;
- São diversos cenários para proporcionar reflexão e discussão aos formandos sobre o que aprenderam, pelo que tem relevância pedagógica;
- É um recurso existente. compatível com os conteúdos portugueses, pelo que tem relevância pela compatibilidade;
- É de autora que tem experiência em formação em primeiros socorros e está ligada Moorpark College, pelo que tem relevância por idoneidade.
- No final do curso, dividir os formandos em grupos.
- Distribuir por grupo uma folha com os casos (já traduzidos para português), com o objetivo de cada grupo definir o que fazer para cada caso.
- Cada grupo, apresenta as suas conclusões à turma, caso a caso.
- O formador gere os contributos, promovendo agora um diálogo entre os grupos.
- O formador faz uma síntese e realça os pontos chave de atuação em cada caso.
Comentários
Enviar um comentário