"Diário de bordo"

Tema 1: Avaliação Pedagógica - Atuais perspetivas

Neste tema tive a oportunidade de perspetivar não só o enquadramento da avaliação (presencial ou a distância) mas também visão sobre a sua evolução, sintetizada no texto de Jorge Pinto, com o titulo “A Avaliação em Educação: da linearidade dos usos à complexidade das práticas”, sobre o qual tínhamos a tarefa de identificar duas ideias fortes contidas no texto.

No inicio do texto é afirmado que, cita-se, “A avaliação está intimamente articulada com a atividade humana e, como tal, a sua história parece ser também bastante antiga (Hadji, 1989)”. Esta afirmação, levou-me a tomar consciência de que a avaliação é mais universal e não se limita só às sociedades humanas. Relembrando Charles Darwin que referia na sua obra “A origem das espécies” a seleção sexual, dando exemplos de espécies animais, onde os machos competiam (e competem) entre si e apresentavam certas características de modo a fazer cair sobre eles as escolhas das fêmeas, ou seja, os machos são objeto de avaliação pelas fêmeas, para dar continuidade à espécie. Portanto, é intrínseco à natureza humana a avaliação no seu sentido mais lato.

Deixando de parte esta perspetiva, sinalizei no texto duas ideias, o relacionamento da avaliação com a sociedade e a avaliação com a pedagogia. Estas demonstram duas necessidades antagónicas em termos avaliativos. Por um lado, temos a sociedade que exige determinados padrões e exige a demonstração do cumprimento desses padrões, ou seja, uma avaliação de “filtragem”, por outro lado, é necessária uma avaliação que apoie o aluno a melhorar, ou seja, uma avaliação “pedagógica”.

A primeira pressiona o professor e o aluno a cumprir calendários, independentemente de todos os alunos atingirem os objetivos, a segunda, pressiona o professor e todos os alunos a atingir os objetivos independentemente do calendário.

Esta tarefa, ajudou-me a alargar e aprofundar o enquadramento teórico da avaliação, bem como a compreender melhor, determinadas experiências tidas, ou como aluno/formando ou como formador. Tomar consciência de três processos pedagógicos, que relacionam o saber, o professor e o aluno:

1.     O ensinar - que privilegia a relação professor/saber, ficando o aluno numa posição passiva;

2.     O formar - que privilegia a relação professor/aluno ficando neste caso o saber na posição passiva;

3.     O aprender - que privilegia a relação aluno/saber com o professor como passivo.

E o seu relacionamento com metodologias avaliativas associadas a cada processo:

1.     Avaliação sumativa: Centrada nos conteúdos transmitidos pelo professor e na capacidade de compreensão e retenção de cada aluno, medindo e comparando os resultados de cada aluno face ao que foi ensinado pelo professor.

2.     Avaliação formativa: É um tipo de avaliação que ajuda o professor a conduzir o processo pedagógico, aferindo de forma continua, o nível de conhecimentos de cada aluno face aos objetivos a atingir. Esta ajuda, permite maior assertividade de professor junto do aluno, permitindo a este atingir os objetivos propostos.

3.     Avaliação formadora: Centrada na autonomia do aluno, pretende-se que para além de ser uma ferramenta para o professor, tem como principal objetivo que seja o próprio aluno a detetar as suas falhas e ser capaz de encontrar e corrigir os seus pontos fracos, de modo a atingir os objetivos de aprendizagem com uma menor intervenção do professor.

Estes conceitos, desencadearam uma profunda reflexão sobre as atividades e práticas que vivencio e pratico no presente, levando-me à conclusão que é necessário melhorar as mesmas e integrar a avaliação formadora.

Tema 2: Avaliação pedagógica digital em contextos de Elearning

Esta tarefa, realizada em grupo, centra-se, tal como o  título indica, na avaliação em ambientes de eLearning. Por imperativos pessoais não participei o que gostaria ter participado, contudo posso afirmar que o conteúdo deste tema forma uma peça forte para uma melhor compreensão não só do processo avaliativo, como a interligação entre a avaliação e as restantes fases do processo formativo.

O ponto que mais saliento neste tema, é ter encontrado o modelo (ADDIE) que conheço desde 2004 com a designação portuguesa – ADORA - do “Guia para a conceção de cursos e materiais pedagógicos” do antigo Instituto para a Qualidade na Formação I.P. (IQF). Ficando assim reforçado a relevância e a atualidade deste modelo.

Assess - Analisar

Design - Desenhar

Develop - Organizar

Implement - Realizar

Evaluate - Avaliar

Para além deste aspeto, este modelo tem muitas semelhanças com processos de gestão de qualidade, onde saliento que a avaliação (no seu sentido lato) tem um papel formal e necessário para a constante melhoria continua do sistema e não exclusivamente centrado na avaliação do aluno.

Tomo consciência neste tema, do desafio de aplicação de uma avaliação formativa, continua, que proporcione uma autonomia ao formando para atingir os objetivos propostos e que os transponha para as situações reais do seu dia-a-dia. No contexto online, adicionam-se variáveis que influenciam a conceção e preparação das atividades formativas, principalmente nos momentos assíncronos.

Neste tema foi realizada uma apresentação disponível no seguinte link:

https://view.genial.ly/6085d8c72e6fa40d5be8cdcf/presentation-avaliacao-em-contextos-de-elearning

No final da apresentação é visível a bibliografia consultada.

Tema 3: Instrumentos de avaliação pedagógica em contextos de eLearning

Neste tema foi lançado o desafio que consistia na pesquisa de um caso real de avaliação alternativa com recurso a ferramentas digitais, para posterior publicação e debate. Devido a imperativos pessoais, desenvolvi este trabalho individualmente, não usufruindo dessa forma da troca de ideias e debate que enriquecem os processos de aprendizagem.

Optei por usar um caso real, por mim vivenciado, um curso de formação online de formadores, enquanto formando, espelhando a aplicabilidade de conceitos até aqui desenvolvidos.

Senti alguma facilidade na interligação do caso real com os conceitos relacionados com o ensino em eLearning, pois era evidenciado a aplicabilidade da ferramenta e-prtefolio nesse curso, onde, cada formando demonstrava a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos, através da simulação da conceção de raiz de um curso de temática à escolha do formando, onde se percorreu as três fases iniciais do método ADDIE (definição virtual de uma população alvo; desenho e conceção do curso).

Senti alguma dificuldade na elaboração do artefacto digital, de modo a poder espelhar adequadamente os conteúdos que pretendia transmitir.

O trabalho está disponível no link abaixo:

https://obloguedejcouto.blogspot.com/2021/07/tema-3-instrumentos-de-avaliacao.html

No fim do vídeo é visível a bibliografia consultada.

Tema 4: Procedimentos e Critérios de Avaliação Pedagógica num Contexto Online

Neste tema, foi lançado o desafio da definição de um módulo de formação (tema livre) com especial relevo para o plano de avaliação: descrição detalhada das atividades e procedimentos de avaliação programadas, em grupo e posterior discussão em turma. Devido a imperativos pessoais, tive de desenvolver este trabalho individualmente.

Aproveitei o momento para trabalhar num rascunho de um curso de primeiros socorros de minha autoria, para aplicar os conhecimentos adquiridos sobre a avaliação.

Constitui-se um grande desafio fazer a implementação de um sistema de avaliação nesta tipologia de cursos, para decorrer em formato b-learning, pois existem técnicas práticas que tem de ser realizadas presencialmente. Mas, foi positivo esse desafio, permitiu-me refletir e sinalizar aspetos que merecem ser debatidos com os meus pares, para o desenvolvimento de futuros cursos online.

Reflexão global sobre a UC Avaliação em Contextos de eLearning

Entrei com perspetivas altas nesta UC, pois a avaliação é uma temática recorrente no meu universo profissional e em algumas tipologias de formação tem repercussões na vida profissional dos formandos.

Chegado ao fim, apesar das adversidades, concluo a UC com uma satisfação alta, quer sobre os conteúdos, quer sobre a forma como está organizada a UC, pois permitiu-me encontrar sustentação académica e ferramentas para o desenvolvimento da avaliação na formação online.


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