"Diário de bordo"
Tema 1: Avaliação Pedagógica - Atuais perspetivas
Neste tema tive a oportunidade de perspetivar não só o enquadramento da avaliação (presencial ou a distância) mas também visão sobre a sua evolução, sintetizada no texto de Jorge Pinto, com o titulo “A Avaliação em Educação: da linearidade dos usos à complexidade das práticas”, sobre o qual tínhamos a tarefa de identificar duas ideias fortes contidas no texto.
No inicio
do texto é afirmado que, cita-se, “A avaliação está intimamente articulada
com a atividade humana e, como tal, a sua história parece ser também bastante
antiga (Hadji, 1989)”. Esta afirmação, levou-me a tomar consciência de que
a avaliação é mais universal e não se limita só às sociedades humanas.
Relembrando Charles Darwin que referia na sua obra “A origem das espécies”
a seleção sexual, dando exemplos de espécies animais, onde os machos competiam
(e competem) entre si e apresentavam certas características de modo a fazer
cair sobre eles as escolhas das fêmeas, ou seja, os machos são objeto de
avaliação pelas fêmeas, para dar continuidade à espécie. Portanto, é intrínseco
à natureza humana a avaliação no seu sentido mais lato.
Deixando
de parte esta perspetiva, sinalizei no texto duas ideias, o relacionamento da
avaliação com a sociedade e a avaliação com a pedagogia. Estas demonstram duas
necessidades antagónicas em termos avaliativos. Por um lado, temos a sociedade
que exige determinados padrões e exige a demonstração do cumprimento desses
padrões, ou seja, uma avaliação de “filtragem”, por outro lado, é necessária
uma avaliação que apoie o aluno a melhorar, ou seja, uma avaliação
“pedagógica”.
A
primeira pressiona o professor e o aluno a cumprir calendários,
independentemente de todos os alunos atingirem os objetivos, a segunda,
pressiona o professor e todos os alunos a atingir os objetivos
independentemente do calendário.
Esta
tarefa, ajudou-me a alargar e aprofundar o enquadramento teórico da avaliação,
bem como a compreender melhor, determinadas experiências tidas, ou como
aluno/formando ou como formador. Tomar consciência de três processos pedagógicos,
que relacionam o saber, o professor e o aluno:
1.
O ensinar - que
privilegia a relação professor/saber, ficando o aluno numa posição passiva;
2.
O formar - que
privilegia a relação professor/aluno ficando neste caso o saber na posição passiva;
3.
O aprender - que
privilegia a relação aluno/saber com o professor como passivo.
E o seu
relacionamento com metodologias avaliativas associadas a cada processo:
1.
Avaliação sumativa:
Centrada nos conteúdos transmitidos pelo professor e na capacidade de compreensão
e retenção de cada aluno, medindo e comparando os resultados de cada aluno face
ao que foi ensinado pelo professor.
2.
Avaliação formativa:
É um tipo de avaliação que ajuda o professor a conduzir o processo pedagógico,
aferindo de forma continua, o nível de conhecimentos de cada aluno face aos
objetivos a atingir. Esta ajuda, permite maior assertividade de professor junto
do aluno, permitindo a este atingir os objetivos propostos.
3.
Avaliação formadora:
Centrada na autonomia do aluno, pretende-se que para além de ser uma ferramenta
para o professor, tem como principal objetivo que seja o próprio aluno a
detetar as suas falhas e ser capaz de encontrar e corrigir os seus pontos
fracos, de modo a atingir os objetivos de aprendizagem com uma menor intervenção
do professor.
Estes conceitos, desencadearam uma profunda reflexão sobre as atividades e práticas que vivencio e pratico no presente, levando-me à conclusão que é necessário melhorar as mesmas e integrar a avaliação formadora.
Tema 2: Avaliação pedagógica digital em contextos de Elearning
Esta tarefa,
realizada em grupo, centra-se, tal como o
título indica, na avaliação em ambientes de eLearning. Por imperativos
pessoais não participei o que gostaria ter participado, contudo posso afirmar
que o conteúdo deste tema forma uma peça forte para uma melhor compreensão não
só do processo avaliativo, como a interligação entre a avaliação e as restantes
fases do processo formativo.
O ponto
que mais saliento neste tema, é ter encontrado o modelo (ADDIE) que conheço
desde 2004 com a designação portuguesa – ADORA - do “Guia para a conceção de cursos e materiais
pedagógicos” do antigo Instituto
para a Qualidade na Formação I.P. (IQF). Ficando assim reforçado a relevância e
a atualidade deste modelo.
Assess - Analisar
Design -
Desenhar
Develop -
Organizar
Implement
- Realizar
Evaluate
- Avaliar
Para além
deste aspeto, este modelo tem muitas semelhanças com processos de gestão de
qualidade, onde saliento que a avaliação (no seu sentido lato) tem um papel
formal e necessário para a constante melhoria continua do sistema e não exclusivamente centrado na avaliação do aluno.
Tomo
consciência neste tema, do desafio de aplicação de uma avaliação formativa,
continua, que proporcione uma autonomia ao formando para atingir os objetivos
propostos e que os transponha para as situações reais do seu dia-a-dia. No
contexto online, adicionam-se variáveis que influenciam a conceção e preparação
das atividades formativas, principalmente nos momentos assíncronos.
Neste
tema foi realizada uma apresentação disponível no seguinte link:
https://view.genial.ly/6085d8c72e6fa40d5be8cdcf/presentation-avaliacao-em-contextos-de-elearning
No final
da apresentação é visível a bibliografia consultada.
Tema 3: Instrumentos de avaliação pedagógica em contextos de eLearning
Neste tema
foi lançado o desafio que consistia na pesquisa de um caso real de avaliação
alternativa com recurso a ferramentas digitais, para posterior publicação e
debate. Devido a imperativos pessoais, desenvolvi este trabalho individualmente,
não usufruindo dessa forma da troca de ideias e debate que enriquecem os
processos de aprendizagem.
Optei por
usar um caso real, por mim vivenciado, um curso de formação online de
formadores, enquanto formando, espelhando a aplicabilidade de conceitos até
aqui desenvolvidos.
Senti alguma
facilidade na interligação do caso real com os conceitos relacionados com o
ensino em eLearning, pois era evidenciado a aplicabilidade da ferramenta
e-prtefolio nesse curso, onde, cada formando demonstrava a aplicabilidade dos
conhecimentos adquiridos, através da simulação da conceção de raiz de um curso de
temática à escolha do formando, onde se percorreu as três fases iniciais do
método ADDIE (definição virtual de uma população alvo; desenho e conceção do
curso).
Senti alguma
dificuldade na elaboração do artefacto digital, de modo a poder espelhar adequadamente
os conteúdos que pretendia transmitir.
O
trabalho está disponível no link abaixo:
https://obloguedejcouto.blogspot.com/2021/07/tema-3-instrumentos-de-avaliacao.html
No fim do vídeo é visível a bibliografia consultada.
Tema 4: Procedimentos e Critérios de Avaliação Pedagógica num Contexto Online
Neste
tema, foi lançado o desafio da definição de um módulo de formação (tema livre)
com especial relevo para o plano de avaliação: descrição detalhada das
atividades e procedimentos de avaliação programadas, em grupo e posterior
discussão em turma. Devido a imperativos pessoais, tive de desenvolver este
trabalho individualmente.
Aproveitei
o momento para trabalhar num rascunho de um curso de primeiros socorros de
minha autoria, para aplicar os conhecimentos adquiridos sobre a avaliação.
Constitui-se
um grande desafio fazer a implementação de um sistema de avaliação nesta
tipologia de cursos, para decorrer em formato b-learning, pois existem técnicas
práticas que tem de ser realizadas presencialmente. Mas, foi positivo esse
desafio, permitiu-me refletir e sinalizar aspetos que merecem ser debatidos com
os meus pares, para o desenvolvimento de futuros cursos online.
Reflexão global sobre a UC Avaliação em Contextos de eLearning
Entrei com
perspetivas altas nesta UC, pois a avaliação é uma temática recorrente no meu
universo profissional e em algumas tipologias de formação tem repercussões na
vida profissional dos formandos.
Chegado ao fim, apesar das adversidades, concluo a UC com uma satisfação alta, quer sobre os conteúdos, quer sobre a forma como está organizada a UC, pois permitiu-me encontrar sustentação académica e ferramentas para o desenvolvimento da avaliação na formação online.
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