MEaD - Ponto 1 - Post 1
"O que é para mim a Educação a Distância? E o eLearning?"
Quando oiço ou leio educação a distância, salta imediatamente da memória de juventude, as emissões no Canal 2 da RTP, da telescola e as aulas da Universidade Aberta ao sábado de manhã.
Na minha perspetiva existe uma diferença significativa entre ensino a distância e eLearning. O ensino a distância é mais abrangente, por que pode utilizar diversos canais de comunicação, pode ser pela internet, pode ser por televisão, pode ser por correspondência, entre outros. O ensino em eLearning é específico no canal de comunicação – a internet. Portanto, pode-se afirmar que:
“Todo o eLearning é ensino a distância, mas nem todo o ensino a distância é eLearning.”
Esta perspetiva, é reforçada por uma pesquisa à legislação em vigor, onde se encontra regulada, na rede de ensino, a modalidade de ensino a distância pela portaria n.º 359/2019 de 8 de outubro. Neste diploma são encontradas as seguintes definições, citam-se:
“«Eletronic learning (e -learning)», o regime de educação e formação que ocorre totalmente online, através de um espaço virtual de aprendizagem e que utiliza a Web, enquanto tecnologia de suporte, a fim de disponibilizar um conjunto de soluções e de potenciar a exploração de uma diversidade de recursos e ferramentas pedagógicas e tecnológicas, de modo a promover a comunicação em sessões síncronas e assíncronas e a interação pedagógica entre o professor e os alunos e entre pares;”
e
“«Ensino a distância» a modalidade educativa e formativa em que o processo de ensino e aprendizagem ocorre predominantemente com separação física entre os intervenientes, designadamente docentes e alunos, em que:
i) A interação e participação são tecnologicamente mediadas e apoiadas pelo professor -tutor e por equipas educativas de ensino a distância, abreviadamente designadas por equipas educativas E@D, responsáveis pelo processo de ensino e aprendizagem;
ii) O desenho curricular é orientado para permitir o acesso sem limites de tempo e lugar ao currículo e aos processos e contextos de ensino e aprendizagem;
iii) O modelo pedagógico é especialmente concebido para o ensino e a aprendizagem em ambientes virtuais”
Atualmente devido à pandemia, o ensino a distância na modalidade de eLearning teve um aumento significativo na sua utilização, contudo, foi ressuscitada uma modalidade de ensino a distância, que durante muitos anos, desde 6 de janeiro de 19651, permitiu o acesso à escolaridade obrigatória à população portuguesa e não só – A telescola.
Curiosamente, a própria UAb foi pioneira na utilização da plataforma televisiva para realizar formação de nível superior a distância.
"Desde que iniciei este curso (no Módulo de Ambientação) como estudante, o que já alterei na minha visão sobre EaD/eLearning?"
No início do curso, via estas formas de ensino, mais como formas técnicas de transmissão de conhecimentos, o que constato hoje ser uma visão muito restritiva.
Estas formas de ensino, são mais complexas, não só tecnicamente, devido à diversidade de meios de comunicação e aplicativos informáticos, bem como na relação entre alunos/professores e alunos/alunos.
Adicionalmente, começo a visualizar uma vertente de enquadramento (teórico e histórico) destas formas de ensino nas sociedades. Da reflecção que faço desde o início do curso até ao presente, apresento nos quadros abaixo os principais achados:
Pontos fortes
Pontos fracos
EaD
eLearning
EaD
eLearning
Diversos meios de comunicação;
Inclui meios de comunicação mais baratos e acessíveis às populações mais empobrecidas;
Nem todos os meios de comunicação necessitam de eletricidade.
Versatilidade de sessões síncronas e assíncronas; recursos pedagógicos mais atrativos e interativos.
Excluindo o eLearning;
A EaD tem menor interatividade entre o aluno e o professor;
Depende de meios técnicos (eletricidade, TV, serviços de correio).
Depende de eletricidade, de equipamentos informáticos, de rede de internet;
À escala mundial, muitas regiões do mundo não tem acesso a este meio de educação.
Oportunidades
Ameaças
EaD
eLearning
EaD
eLearning
Em contexto de pandemia, reduz o contato direto entre as pessoas e mantém o sistema de educação ou formação em funcionamento.
Em contexto de pandemia, reduz o contato direto entre as pessoas e mantém o sistema de educação ou formação em funcionamento.
Conteúdos de baixa qualidade e aplicação de metodologias inadequadas a estes meios de ensino.
Conteúdos de baixa qualidade e aplicação de metodologias inadequadas a estes meios de ensino.
<<< Fim >>>
Comentários
Enviar um comentário