MEaD - Ponto 1 - Post 1

 

  1. "O que é para mim a Educação a Distância? E o eLearning?" 

 

Quando oiço ou leio educação a distância, salta imediatamente da memória de juventude, as emissões no Canal 2 da RTP, da telescola e as aulas da Universidade Aberta ao sábado de manhã. 

Na minha perspetiva existe uma diferença significativa entre ensino a distância e eLearning. O ensino a distância é mais abrangente, por que pode utilizar diversos canais de comunicação, pode ser pela internet, pode ser por televisão, pode ser por correspondência, entre outros. O ensino em eLearning é específico no canal de comunicação – a internet. Portanto, pode-se afirmar que: 


Todo o eLearning é ensino a distância, mas nem todo o ensino a distância é eLearning. 


Esta perspetiva, é reforçada por uma pesquisa à legislação em vigor, onde se encontra regulada, na rede de ensino, a modalidade de ensino a distância pela portaria n.º 359/2019 de 8 de outubro. Neste diploma são encontradas as seguintes definições, citam-se: 


“«Eletronic learning (e -learning, o regime de educação e formação que ocorre totalmente online, através de um espaço virtual de aprendizagem e que utiliza a Web, enquanto tecnologia de suporte, a fim de disponibilizar um conjunto de soluções e de potenciar a exploração de uma diversidade de recursos e ferramentas pedagógicas e tecnológicas, de modo a promover a comunicação em sessões síncronas e assíncronas e a interação pedagógica entre o professor e os alunos e entre pares;” 


e 


«Ensino a distância» a modalidade educativa e formativa em que o processo de ensino e aprendizagem ocorre predominantemente com separação física entre os intervenientes, designadamente docentes e alunos, em que: 

i) A interação e participação são tecnologicamente mediadas e apoiadas pelo professor -tutor e por equipas educativas de ensino a distância, abreviadamente designadas por equipas educativas E@D, responsáveis pelo processo de ensino e aprendizagem; 

ii) O desenho curricular é orientado para permitir o acesso sem limites de tempo e lugar ao currículo e aos processos e contextos de ensino e aprendizagem; 

iii) O modelo pedagógico é especialmente concebido para o ensino e a aprendizagem em ambientes virtuais” 


Atualmente devido à pandemia, o ensino a distância na modalidade de eLearning teve um aumento significativo na sua utilização, contudo, foi ressuscitada uma modalidade de ensino a distância, que durante muitos anosdesde 6 de janeiro de 19651, permitiu o acesso à escolaridade obrigatória à população portuguesa e não só – A telescola. 

Curiosamente, a própria UAb foi pioneira na utilização da plataforma televisiva para realizar formação de nível superior distância. 

 

 

 

  1. "Desde que iniciei este curso (no Módulo de Ambientação) como estudante, o que já alterei na minha visão sobre EaD/eLearning?" 

 

No início do curso, via estas formas de ensino, mais como formas técnicas de transmissão de conhecimentos, o que constato hoje ser uma visão muito restritiva.  

Estas formas de ensino, são mais complexas, não só tecnicamente, devido à diversidade de meios de comunicação e aplicativos informáticos, bem como na relação entre alunos/professores e alunos/alunos. 

Adicionalmente, começo a visualizar uma vertente de enquadramento (teórico e histórico) destas formas de ensino nas sociedades. Da reflecção que faço desde o início do curso até ao presente, apresento nos quadros abaixo os principais achados: 

 

Pontos fortes 

Pontos fracos 

EaD 

eLearning 

EaD 

eLearning 


Diversos meios de comunicação; 

Inclui meios de comunicação mais baratos e acessíveis às populações mais empobrecidas; 

Nem todos os meios de comunicação necessitam de eletricidade. 


Versatilidade de sessões síncronas e assíncronas; recursos pedagógicos mais atrativos e interativos. 


Excluindo o eLearning; 

EaD tem menor interatividade entre o aluno e o professor; 

Depende de meios técnicos (eletricidade, TV, serviços de correio). 


Depende de eletricidade, de equipamentos informáticos, de rede de internet; 

À escala mundial, muitas regiões do mundo não tem acesso a este meio de educação. 

 

 

 

 

Oportunidades 

Ameaças 

EaD 

eLearning 

EaD 

eLearning 


Em contexto de pandemia, reduz o contato direto entre as pessoas e mantém o sistema de educação ou formação em funcionamento. 



Em contexto de pandemia, reduz o contato direto entre as pessoas e mantém o sistema de educação ou formação em funcionamento. 


Conteúdos de baixa qualidade e aplicação de metodologias inadequadas a estes meios de ensino. 

 


Conteúdos de baixa qualidade e aplicação de metodologias inadequadas a estes meios de ensino. 

 

 

 

<<< Fim >>>

 

 

Comentários

Mensagens populares